O secretário de saúde de Vitória da Conquista, Alexsandro Costa, e o médico infectologista Augusto Nunes deram uma entrevista coletiva on-line, na tarde desta quarta-feira (01).
Os representantes da secretaria falaram sobre o primeiro caso confirmado de coronavírus, em Vitória da Conquista.
O secretário informou que após chegar do Rio de Janeiro, o paciente e a família ficaram em isolamento domiciliar.
Também foi perguntado sobre a chegada dos testes rápidos. O secretário informou que ainda não há previsão, mas que esses primeiros testes serão destinados para profissionais de saúde e segurança, como recomendou o Ministério da Saúde.
A subnotificação de casos suspeitos também foi abordada na coletiva. Segundo o secretário, essa é uma realidade de Conquista e outras cidades.
“É uma realidade desse tipo de situação em todas as cidades do mundo. Eu também acredito que existe subnotificação em Vitória da Conquista. O que a gente tem feito para potencializar a nossa capacidade de captação das pessoas que tem sintomas e daí fazer a orientação mais adequeada, o encaminhamento mais completo”.
O secretário completou: “É uma realidade que não está posta só para Conquista. Hoje é a possibilidade que a gente tem em termo de oferta de exames que é limitada em função de vários fatores”.
Também foi abordado o trabalho do Conselho Municipal de Saúde, estratégias para lidar com o coronavírus e reforçou a necessidade das pessoas ficarem em casa.
Confira o vídeo completo: