Entenda a notificação e quem pode fazer coleta de amostra para detectar a Covid-19
A equipe do Call Center da Vigilância Epidemiológica e as unidades de Saúde da Atenção Primária têm identificado e notificado novos casos suspeitos de infecção pelo Coronavírus no município diariamente. Por isso, é importante tirar algumas das principais dúvidas sobre o perfil do paciente notificado com suspeita da doença.
Como é feita a notificação de um caso suspeito?
No início do atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz uma triagem e o paciente é notificado caso apresente sintomas relativos à doença, tais como relato ou apresentação de febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou dificuldade respiratória – não havendo outro diagnóstico específico. Em crianças com menos de 2 anos de idade, considera-se também a coriza e a obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.
Qual o critério para coleta de amostra de casos suspeitos?
A Secretaria Municipal de Saúde segue os critérios de coleta definidos pela Nota Técnica Técnica COE Saúde Nº 54, de 8 de abril de 2020, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Neste momento, nem todos os pacientes notificados são submetidos ao exame RT-PCR, que coleta amostras de secreção nasal e da garganta para detectar a presença do vírus causador da Covid-19. Esse procedimento, por determinação da citada nota, prevê a coleta em:
1. Pacientes internados com suspeita de COVID-19;
2. Pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG);
3. Profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de COVID-19, ou contatos de casos confirmados da doença, mesmo assintomáticos;
4. Pacientes que foram a óbito com suspeita de COVID-19 e cuja coleta não pôde ter sido realizada em vida;
5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos aeroportos, portos e nas estradas.
Ana Maria Ferraz, diretora de Vigilância em Saúde, explica que: “Em alguns casos, a equipe multiprofissional da Vigilância em Saúde encaminha pacientes que apresentem algum sinal de alerta e não se enquadrem nos critérios já descritos, para coleta laboratorial. O intuito é garantir a assistência adequada a este paciente, após uma avaliação e análise criteriosa”, explica
O maior problema da testagem, não só em Conquista, mas em toda a Bahia e o Brasil é a falta de disponibilidade de materiais laboratoriais. Em nosso município estes insumos são enviados pelo Lacen, administrado pelo Governo do Estado e Conquista não está recebendo quantidade de kits suficiente para atingir um maior número de pessoas, as coletas são feitas pela equipe respeitando os critérios já citados.
Se o paciente não se encaixa nos critérios para coleta, o que será feito?
Caso o notificado com suspeita de Covid-19 apresente quadro leve de sintomas, não esteja entre os grupos prioritários para indicação de coleta, como definido pela Sesab; ou ainda não possua, de acordo com avaliação da equipe da Vigilância, um quadro específico para a doença, ele será encaminhado para monitoramento às equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da Atenção Primária à Saúde, que acompanham e orientam todos os pacientes notificados no município que estão em isolamento domiciliar. Importante frisar que todos esses critérios se baseiam no grau de complexidade dos sintomas relatados e/ou apresentados pelo paciente -,
As equipes de monitoramento entrarão em contato com o paciente nas primeiras 48 horas. Este contato objetiva verificar o quadro de sintomas e constatar se houve melhora ou piora de saúde. Caso o quadro de sintomas da Síndrome gripal evolua para moderado ou grave, o paciente será imediatamente encaminhado para um hospital ou Unidade de Saúde de referência.
O que fazer em caso de suspeita?
Os canais do Call Center estão abertos à população todos os dias, de 8h às 19h. Lá são esclarecidas dúvidas, passadas informações e coletados os relatos de sinais ou sintomas suspeitos de Covid-19. Além disso, todas as Unidades de Saúde do município, também estão preparadas para o acolhimento e o encaminhamento desses pacientes.
Contatos:
• Telefones fixos: (77) 3429-7451/3429-7434/3429-7436
• Celulares: (77) 98834-9988/98834-9900/98834-9977/98834-9911
Secom PMVC