Entenda o caso dos pesquisadores da empresa Ibope Inteligência em Vitória da Conquista

Duas pessoas foram levadas para a delegacia, na tarde da última quinta-feira (14), após fazerem testes rápidos nas casas dos moradores de Vitória da Conquista.
Na delegacia, eles informaram para a polícia que trabalhavam no Ibope e estavam realizando pesquisas na cidade e aplicando os testes.
Ainda na tarde da última quinta-feira (14), em contato com a redação do site Notícias VCA, um morador informou que recebeu a visita de uma pesquisadora.
Objetivo era fazer um teste rápido nos moradores da residência. Desconfiado, ele questionou o método da pesquisa e se havia autorização da secretaria de saúde.
Segundo o morador, a pesquisadora informou ainda que “o teste não era preciso, mas dava uma ideia” do resultado. Ela deixou na residência alguns folhetos explicando como funcionava a pesquisa.
Nossa reportagem entrou em contato, por telefone, na tarde de quinta-feira (14) com essa pesquisadora. Ela explicou que não tinha autorização para passar informações, mas confirmou que estavam fazendo pesquisas.
Ainda na tarde da quinta-feira (14), o site Notícias VCA entrou em contato com a empresa Ibope Inteligência, que informou que “realiza nos dias 14 e 15 de maio uma pesquisa em todo o país sobre a prevalência do Covid-19 na população brasileira. A coordenação do estudo é da Universidade Federal de Pelotas, com financiamento do Ministério da Saúde”.
A nota informa ainda que o objetivo da pesquisa é medir o nível de imunização da população brasileira. E que será possível criar políticas públicas mais eficientes no combate à pandemia baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do vírus.
O Ibope informou também que até o final da pesquisa, que será realizada em três etapas, mais de 99 mil brasileiros terão sido testados.
Também na tarde de quinta-feira (14), a nossa reportagem pediu uma posição para a prefeitura de Vitória da Conquista para explicar se a secretaria de saúde estava ciente dessa pesquisa com testes rápidos, mas até o momento a resposta não foi enviada.