As lavouras cafeeiras de Encruzilhada receberam a visita da Vigilância Sanitária e da secretaria de agricultura, nesta terça-feira (09).
Os cafeicultores receberam orientações de prevenção do contágio do vírus, a adoção de boas práticas específicas em refeitórios, no trabalho da colheita e transporte (que envolve o percurso entre a residência dos trabalhadores e a lavoura) e alojamento.
Além disso, receberam esclarecimentos sobre os sintomas do novo coronavírus e recomendações específicas para o início e/ou continuidade da colheita 2020.
Segundo a vigilância sanitária, os produtores, principalmente os que contratarem mão-de-obra externa, deverão cumprir o manual de saúde disponibilizado pelas equipes. Neste manual, são encontradas as avaliações periódicas dos trabalhadores, normas de higienização e distanciamento social.
Uma reunião foi realizada inicialmente com alguns cafeicultores para definir os procedimentos e normas específicas.
“Adicionalmente é dever do município, juntamente com a proteção da saúde do trabalhador e da população, apoiar e fornecer orientações aos cafeicultores, que geram oportunidades de trabalho e renda em um momento tão delicado. Pedimos a todos que redobrem os cuidados com a higiene evite aglomerações e usem máscaras”, informou a coordenadora de vigilância sanitária e saúde do trabalhador, Aline Vila Nova.