Um caso de possível reinfecção de coronavírus está sendo estudado no município de Itatiaiuçu, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Um jovem de Minas Gerais, que tinha testado positivo para Covid-19 em abril, voltou a ser diagnosticado no final do mês de junho, e morreu nesta semana, no dia 6 de julho.
O homem tinha 22 anos e era técnico de enfermagem. Em abril, os sintomas dele eram leves.
Depois de cumprir o isolamento, o jovem voltou ao trabalho, em Itaúna, na região Centro-Oeste do estado. Ele realizou novamente o teste em maio, e o resultado foi negativo para coronavírus.
Mas, em junho, o rapaz procurou a Policlínica de Itatiaiuçu com sintomas graves da doença, e foi encaminhado para um hospital de Itaúna, onde morreu. O paciente realizou novamente o teste e o resultado foi positivo.
De acordo com a responsável pela epidemiologia da Policlínica, Gláucia Vilela, a reação do rapaz ao coronavírus pode ter alguma relação com uma alteração genética que a mãe dele tem.
Os familiares do rapaz também passaram por testes de coronavírus e os resultados foram negativos.
O que dizem as autoridades de saúde
A Secretaria de Saúde de Itatiaiuçu afirma que o caso já foi comunicado e já está sendo debatido com o governo de Minas.
A Secretaria de Estado de Saúde informou que, “até o momento, não há registro oficial sobre casos de reinfecção ou reativação pelo novo coronavírus no Estado”.
A reportagem questionou a pasta se, diante de dois exames RT-PCR feitos pelo mesmo paciente, o caso passará a ser investigado como o primeiro de reinfecção no estado e qual o trâmite numa situação como esta. A secretaria estadual não respondeu.
O Ministério da Saúde informou que está em contato com a Secretaria de Estado de Saúde, “que investiga o caso”, mas que, “neste momento, não é possível afirmar que esta é a segunda vez que a doença o atingiu”.