Filha do prefeito de Maiquinique tem auxílio emergencial aprovado, faz dois saques e gestor afirma ter doado o dinheiro
A estudante de medicina de uma faculdade particular, em São Paulo, e filha do prefeito de Maiquinique, Hellen Lira Porto, teve o nome aprovado no auxílio emergencial do governo federal.
Assim como o caso dela, o Tribunal de Contas da União (TCU) já identificou outras 904 pessoas com renda superior ao limite exigido pelos critérios do governo, que foram contempladas pelo benefício.
Além de ter o auxílio aprovado, ela fez o saque de duas parcelas. Segundo o prefeito do município, Jesuíno Porto (DEM), o dinheiro sacado foi doado para famílias carentes.
Por meio de um áudio, ele disse que a família não precisa do dinheiro e que a quantia sacada pela filha era entregue a ele e usada para fazer doações. Além disso, ele garantiu que já devolveu o dinheiro para o governo federal.
Em nota, ele se desculpa com a população. Confira:
“O Prefeito de Maiquinique confirma que de fato a filha se cadastrou no Programa do Governo Federal, contudo o fez apenas para saber se teria ou não direito a receber, e não para usufruir de qualquer valor daquele benefício.
Informa ainda que ao saber que os valores foram liberados e sacados, reconhece que de forma equivocada doou as duas parcelas para pessoas carentes da cidade, e que após consultar o departamento jurídico foi informado que o correto seria fazer a devolução das parcelas recebidas. Sendo assim, mesmo tendo feito as referidas doações tratou de realizar a devolução dos valores sacados ao Governo Federal, conforme comprova a GRU e o demonstrativo de depósito.
Nesta oportunidade, o Prefeito de Maiquinique, reconhecendo que sua filha cometeu um ato irregular, tratou de regularizar a situação e por isso pede desculpas a toda a sociedade, bem como a Administração Pública”.
Com informações do G1