O frio chegou para ficar? Saiba o está acontecendo com o clima de Vitória da Conquista
As baixas temperaturas devem ficar em Vitória da Conquista até meados de setembro, é o que diz a previsão dos institutos de meteorologia.
Segundo a Estação de Meteorologia da Uesb, a menor temperatura do mês, até agora, foi 11ºC, maior que a mínima do mês de maio, que registrou 10ºC.
Para este mês de agosto, a Estação informou ainda que a média ficará em 11ºC.
Nos últimos três anos, Conquista chegou a registrar temperaturas menores. Em agosto de 2017, os termômetros registraram 8,2ºC, mas naquele ano o frio durou por menos tempo.
Segundo o professor de climatologia da Uesb, Rosalve Lucas, neste ano, esse clima mais frio deve permanecer por um período mais longo porque não há interferência de eventos extremos como o La Niña e o El Niño, que causam grandes modificações climáticas.
O professor informou ainda que há outra explicação para o que tem acontecido em Conquista e na região.
“A epidemia reduziu drasticamente a atividade industrial do mundo. Com menos poluição, fumaça e fuligem, há menos interferência humana na circulação atmosférica. O normal é que julho e agosto façam mais frio na região, mas como nos últimos 10 anos estivemos sob influência de eventos extremos, nós estávamos fora da curva climatológica. Agora, voltamos para a curva”, explicou o professor.
A baixa temperatura tem sido destaque nos telejornais da Rede Globo, que em três dias seguidos citaram Conquista como a “Suíça Baiana” pelo inverno rigoroso.