A Secretaria de Saúde de Itapetinga confirmou, na tarde desta quarta-feira (24), que as novas variantes do coronavírus estão circulando na cidade.
A constatação foi feita com base em informações repassadas pelo CIEVS – Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde – com a notificação da variante SARS-CoV-2 (VOC 202012/01), da Linhagem B.1.1.7, (Reino Unido), de uma amostra de RT PCR coletada por um Laboratório da rede privada.
Segundo a secretaria, o paciente é jovem, do sexo masculino e passa bem em sua residência.
Essa variante tem importância epidemiológica, foi identificada pelas autoridades de saúde do Reino Unido em 14 de dezembro do ano passado e notificada em mais de 62 países.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ela foi responsável por um aumento significativo da transmissibilidade, incidência, hospitalizações e pressão sobre o sistema de saúde desde a sua identificação.
A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica alerta a população para intensificar as medidas de higiene pessoal, uso de máscaras e distanciamento social.
Procure o serviço público de saúde ou privado, caso apresente sintomas como: febre, dor de garganta, diarréia, tosse e falta de ar.