Mais uma campanha anual de vacinação vai começar e, dessa vez, contra a Influenza, o vírus da gripe. A partir da próxima segunda-feira (12), até o dia 9 de julho, a meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários, a começar pelas crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
A campanha de Influenza coincide com a imunização contra a Covid-19 e o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas ao mesmo tempo. Por isso, a vacinação contra a gripe prioriza as pessoas contempladas no grupo prioritário e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19 ou que já foram anteriormente, mas respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.
A vacina influenza trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, será utilizada para imunização do público-alvo. Este ano, para evitar aglomerações, a campanha não terá dia D. A vacinação será iniciada na próxima segunda (12) em todas as unidades de saúde da zona urbana e rural.
Confira quem faz parte dos grupos prioritários e as datas das três etapas de vacinação:
1ª FASE – a partir do dia 12 de abril: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores de saúde
2ª FASE – a partir do dia 11 de maio: idosos com 60 anos ou mais e professores
3ª FASE – Do dia 9 de junho até 9 de julho: pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e do exército, funcionários do sistema prisional, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Secom PMVC