Um levantamento baseado no cruzamento de dados do governo federal diz que 26 mil pessoas podem ter recebido doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 em cidades do Brasil.
O trabalho dos pesquisadores Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba, da Unifesp, foi publicado nesta sexta-feira (2) pelo jornal “Folha de S. Paulo”.
Os dados apontam que o problema ocorreu com doses de oito lotes da vacina Oxford.
Prefeituras citadas negam o problema e atribuem o achado do levantamento a uma falha dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde disse que todas as doses são enviadas dentro do prazo e que, caso aplicações fora do período ocorram, é preciso passar por uma nova aplicação “respeitando um intervalo de 28 dias entre as doses”.
Em Vitória da Conquista, o site Notícias VCA solicitou uma posição para a prefeitura, que informou que não houve vacinação com lote vencido.
Confira a nota:
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que o lote de vacinas Astra Zeneca/Oxford de número 4120Z – 005, com vencimento em 14 de abril de 2021, foi recebido em Vitória da Conquista no dia 24 de janeiro, tendo sido utilizado antes do vencimento.
Ainda assim, a SMS orienta que, para tirar a dúvida, as pessoas confiram no cartão de vacinação o número do lote e a data em que foram vacinadas
A Diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Ana Maria Ferraz, informa que está sendo averiguado o porquê de o lote mencionado ainda constar no sistema.
Secom, 2 de julho de 2021.
Com informações do G1