A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, por meio do Grupo de Trabalho de Covid-19, da Vigilância Epidemiológica, recebeu, no final da tarde desta quinta-feira, 8, o comunicado do Núcleo Regional de Saúde Sul/Jequié sobre a detecção feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-Ba) da existência de variante de atenção SARS-CoV-2 em Jequié, em amostra de caso novo de Covid 19, notificado em junho.
A variante P.1 – “de Manaus” identificada, demanda atenção especial do poder público e da população, em razão de mutações capazes de acarretar maior transmissibilidade e maior gravidade do quadro clínico da Covid-19.
Além de Jequié, a variante P.1 – “de Manaus”, já foi identificada em mais 29 municípios de diferentes regiões do Estado, sendo que quase metade dos casos necessitou de hospitalização e mais da metade destes evoluíram para óbito (Comunicado de Alerta SESAB/SUVISA/CIEVS n.º 08 de 04/05/2021).
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Grupo de Trabalho de Covid-19, da Vigilância Epidemiológica, informa que não há motivos para pânico, mas reitera a necessidade da manutenção do uso de máscaras, etiqueta respiratória, higiene das mãos, distanciamento social e, em caso de sintomas, as pessoas devem procurar uma unidade de saúde para avaliação clínico, testagem e quarentena.
É recomendada, ainda, que a circulação não essencial de pessoas seja evitada, a fim de conter a propagação viral rápida dessa nova variante, haja vista a possibilidade de que a transmissão comunitária da P.1. já esteja estabelecida no município.