
Após um verão atípico por causa do fenômeno La Niña, com temperaturas mais amenas e com mais chuva, o Outono de 2022 promete ser de baixas temperaturas médias diárias, diminuição da umidade relativa do ar e das precipitações.
O site Notícias VCA entrou em contato com o professor de climatologia da Uesb, Rosalve Lucas, que informou que as manhãs e as noites serão mais frias. As temperaturas mais baixas começam a partir da segunda quinzena de abril.
“Em relação ao que se deve esperar neste outono é que será mais frio e mais úmido do que o normal, inclusive antes mesmo do inverno que começa somente em 21 de junho”, explicou.
O professor completou ainda que “o fenômeno La Ñina ainda se fará presente por aqui na forma de chuva fina e persistente durante toda estação”.
Verão – O La Niña, que está em ação desde o final de outubro, deixou a estação com temperaturas amenas e período chuvoso mais intenso. De acordo com os dados da Estação de Meteorologia da Uesb, de novembro a fevereiro a média esperada era de 425,6mm, mas choveu 865mm, sendo acima que a média esperada para o ano inteiro, que é de 734,3mm.