Governo Presente

Toyota Diamantina

unimed

carcará

Bahia

Sessão em câmara de vereadores é marcada por ‘ovadas’ e secretário é retirado pela polícia na Bahia

G1 – A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Luís Eduardo Magalhães, cidade no oeste da Bahia, foi marcada por muita confusão entre a população e os políticos, na noite de quarta-feira (11). O secretário municipal do Meio Ambiente chegou a ser retirado do plenário por policiais militares.

A reunião começou por volta das 19h. A população acompanhou a sessão e lotou a câmara. Durante a votação de uma pauta, houve muitas manifestações e gritos por parte dos moradores. Por causa do barulho, alguns vereadores tentaram falar na plenária, mas não conseguiram.

Um grupo que acompanhava a votação passou então a arremessar ovos nos vereadores. O principal alvo foi o presidente da Câmara, Fernando Fernandes. Segundo algumas pessoas que participaram da sessão, ele queria mudar o regimento da casa. A pauta da votação não foi especificada pela Câmara.

A confusão começou porque o movimento do presidente foi de encontro ao que os apoiadores do prefeito da cidade, Júnior Marabá, querem. A tensão entre os poderes legislativo e executivo, em Luís Eduardo Magalhães, começou depois que o prefeito e o vice passaram a se desentender.

Equipes da Polícia Militar foram acionadas e tentaram conter a multidão. Uma bala de borracha foi disparada pelos policiais, para controlar o tumulto. Ninguém ficou ferido. O secretário do Meio Ambiente, Renato Faedo, foi retirado pelos militares, após invadir a plenária.

Por meio de nota, o presidente da Câmara de Vereadores informou que será registrado um boletim de ocorrência nesta quarta-feira (11), por meio do procurador da Câmara. A prefeitura também disse, em nota, que houve truculência na retirada do secretário, e que a ação “não condiz com a postura correta de um órgão público”.

A sessão foi retirada do ar, até que a população esvaziasse a casa. Do lado de fora, os moradores de Luís Eduardo Magalhães fizeram um protesto e gritaram palavras de ordem contra os vereadores. A PM também se posicionou por nota, e disse que um reforço maior está sendo providenciado para a próxima sessão, que ainda não tem data definida.

Notícias VCA

O VCA Notícias é um portal de notícias independente, dedicado a informar com responsabilidade, agilidade e precisão a população de Vitória da Conquista e de todo o estado da Bahia. Nosso compromisso é com a verdade, a imparcialidade e o interesse público. Reconhecido por sua credibilidade e presença regional, o VCA Notícias atua como uma ponte entre os fatos e a comunidade, destacando os acontecimentos mais relevantes da política, economia, segurança, saúde, cultura, esportes e cotidiano. Com uma equipe comprometida com o jornalismo sério e ético, buscamos levar ao leitor as notícias mais importantes e recentes, contribuindo para uma sociedade mais bem informada, crítica e participativa. Seja você também parte dessa missão. Acompanhe, compartilhe e fortaleça o jornalismo local com o VCA Notícias — Seu portal de Notícias de Vitória da Conquista e de toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo