Campanha política que despejou santinhos de candidato na cidade de Anagé no dia de hoje, 28, terá que retirar o material das ruas. A petição do Ministério Público estadual, apresentada pelo promotor de Justiça Marco Aurélio Rubick da Silva e acatada em caráter liminar pela Justiça, relata que 21 pessoas realizaram, por volta das 11h30, propaganda eleitoral irregular no centro do município.
De acordo com a petição, a movimentação política contou com carro de som e percorreu diversas localidades da cidade, promovendo o despejo dos santinhos, que deverão ser retirados num prazo de oito horas, a contar da notificação.
O coordenador do Núcleo Eleitoral do Ministério Público (Nuel), promotor de Justiça Millen Castro, informou que em reunião realizada com os promotores eleitorais de todo o estado, tendo em vista o alto número de notícias de derrame de santinhos no primeiro turno das eleições, o que constitui crime eleitoral de boca de urna, sugeriu-se que houvesse uma atuação preventiva, realizada em parceria por MP, Polícia Militar e Prefeituras.
Cada município foi orientado a providenciar uma equipe de limpeza para atuar antes da abertura das sessões. “Se identificado o autor, como no caso de Anagé, os autos são encaminhados para o procurador regional eleitoral para propositura de ação para aplicação de multa”, afirmou Millen Castro.
Ascom MP