Embasa

Governo Presente

Toyota Diamantina

unimed

carcará

ConquistaSaúde

Conquista registrou mais de 80% de aumento de casos de dengue, zika e chikungunya no ano passado

Com a constância das chuvas no município aumentam as chances de surgirem novos criadouros do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, os riscos de casos de dengue, zika e chikungunya. Por isso, o Centro de Controle de Endemias (CCE) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta a população a redobrar os cuidados com água parada.

Para evitar a proliferação dos arbovírus, não se pode deixar caixas e reservatórios de água abertos, baldes expostos ao ar livre que possam acumular água, tampinhas de garrafa, pratinhos de planta, e até a troca constante de água dos comedouros de animais. “É preciso ficar atento, pois qualquer pequeno acúmulo de água já é um ambiente favorável para que o mosquito deposite seus ovos que eclodem em contato com a água e reproduzem o mosquito”, explica Gabriela Andrade, coordenadora do CCE.

Esta semana, o CCE divulgou o boletim das arboviroses com destaque para um aumento de 83,18% nos casos de dengue, zika e chikungunya, em comparação com os números de 2021, quando foram registrados 113 casos confirmados dessas doenças no município, ante 672 casos de 2022, sendo 341 de dengue, 320 de chikungunya e 11 de zika.

Somente em dezembro foram 137 novos casos confirmados de dengue e chikungunya, o que representa um aumento de 25,6% em relação ao mês de novembro. Devido ao longo período de chuvas, que favorece o acúmulo de água e proliferação do mosquito, é esperado um pequeno aumento de casos até o mês de fevereiro.

Ao longo do último ano, o CCE fez 2.896 notificações suspeitas de arboviroses, com 2.024 delas descartadas laboratorialmente, 103 tiverem resultados inconclusivos e 97 aguardam por resultado laboratorial.

“Seguimos o resultado do último LIRAa e os agentes estão em vários bairros que apresentaram índices de infestação maiores e, nesse momento, estamos intensificando ainda mais o trabalho. Graças a ferramenta do drone, que tem nos auxiliado bastante, os agentes estão nos focos, fazendo a vistoria nos lugares que estão com focos do mosquito e nos imóveis vizinhos daquele raio também”, afirma Gabriela Andrade.

Em duas regiões do bairro Cruzeiro, que apresentou índice de infestação de 9,2%, com as imagens aéreas captadas pelo drone foi possível identificar cerca de 60 focos do Aedes aegypti em imóveis, que foram vistoriados e tratados logo em seguida pelos agentes.

A população também pode fazer denúncias de possíveis focos do mosquito ou solicitar a visita dos agentes de endemias, entrando em contato com o Centro de Controle de Endemias pelo (77) 3429-7421.

Secom PMVC

Notícias VCA

O VCA Notícias é um portal de notícias independente, dedicado a informar com responsabilidade, agilidade e precisão a população de Vitória da Conquista e de todo o estado da Bahia. Nosso compromisso é com a verdade, a imparcialidade e o interesse público. Reconhecido por sua credibilidade e presença regional, o VCA Notícias atua como uma ponte entre os fatos e a comunidade, destacando os acontecimentos mais relevantes da política, economia, segurança, saúde, cultura, esportes e cotidiano. Com uma equipe comprometida com o jornalismo sério e ético, buscamos levar ao leitor as notícias mais importantes e recentes, contribuindo para uma sociedade mais bem informada, crítica e participativa. Seja você também parte dessa missão. Acompanhe, compartilhe e fortaleça o jornalismo local com o VCA Notícias — Seu portal de Notícias de Vitória da Conquista e de toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo