No final da manhã desta quinta-feira (09), policiais rodoviários federais apreenderam mais de 300 pássaros silvestres na BR-116, no trecho de Jequié.
Durante a abordagem foram solicitados os documentos de dois irmãos, motorista e passageiro, para uma consulta detalhada nos sistemas informatizados da PRF. Eles apresentaram um nervosismo e respostas desencontradas em relação ao destino e motivo da viagem.
Em seguida, os policiais realizaram uma revista no carro foram encontradas 302 aves silvestres das espécies conhecidas popularmente como canário-da-terra, bigodinho, trinca-ferro, sofrê e papa-capim.
As aves estavam aglomeradas em pequenas gaiolas. A situação degradante de aprisionamento e temperatura elevada dificultava a respiração, a mobilidade e descanso dos pássaros, além disso foi observado que a higienização era precária.
O motorista do carro e o passageiro assumiram a responsabilidade pelo transporte ilegal dos animais. Disseram ainda que não possuíam a autorização e nem a guia de transporte para criação. Informaram também que os pássaros foram capturados na cidade de Poções e viajavam com destino a Caruaru (PE), onde pretendiam comercializar.
Foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o homem responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente da Lei 9.605/98.
As aves estavam muito debilitadas e ficaram sob os cuidados do órgão ambiental Inema de Jequié. Quando estiverem aptas, serão devolvidas ao seu habitat natural.