O Hospital Afrânio Peixoto (HAP), em Vitória da Conquista, sediou na última terça-feira (25), o Seminário de Prevenção e Combate aos Assédios Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho.
O Governo da Bahia junto à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) tem adotado diversas políticas e medidas para prevenir e coibir o assédio moral e o assédio sexual nos ambientes de trabalho. Essas ações são essenciais para garantir um ambiente de trabalho saudável, respeitoso e livre de violência e discriminação.
O seminário contou com a participação de membros da Corregedoria e Ouvidoria da Saúde do Estado da Bahia, bem como representante do Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (Siast) do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC).
As palestras foram bem recebidas pelos mais de 60 servidores que conheceram o serviço do Núcleo de Prevenção e Combate aos Assédios da Sesab, que é uma iniciativa da gestão pública voltada para o enfrentamento de situações de violência desses tipos de assédios dentro do ambiente de trabalho.
Os impactos do assédio sexual e do assédio moral no ambiente de trabalho são devastadores. As vítimas muitas vezes se sentem desamparadas e isoladas, o que pode levar à perda de confiança em si mesmas, distúrbios emocionais e até ao afastamento do mercado de trabalho.
Foi esclarecido que, para garantir a efetividade na prevenção, detecção e punição dos casos de assédio, o Núcleo conta com diversas ações estratégicas. A primeira delas é a disponibilização de canais de denúncia – o que é importante para que as vítimas se sintam seguras para relatar as situações de violência sofridas. Os canais podem ser acessados de maneira sigilosa e garantem a confidencialidade dos denunciantes.
“O seminário foi um sucesso!”, declarou Karine Borges, Coordenadora Administrativa do HAP. “Receber a Corregedoria da Saúde na nossa unidade para tratar de Assédio Moral e Sexual foi de extrema importância, pois, além de capacitar a equipe dos mais de 60 profissionais que inicialmente participaram, fomentou uma rede de multiplicadores que com certeza serão disseminadores dos conhecimentos apreendidos”.
Ascom Sesab