Durante o dia de ontem (26), ocorreu no auditório do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) o I Seminário em Segurança do Paciente no Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu como prioridade em 2023 o tema “Engajar pacientes para a segurança do paciente”, reconhecendo a necessidade de incluir os pacientes como parceiros ativos na busca pela segurança em ambientes de saúde. O seminário, promovido pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do CHVC, não apenas abraçou essa iniciativa global, mas também serviu como um marco para a promoção de boas práticas dos serviços de saúde.
O tema escolhido para o seminário foi “Engajando o paciente para promover mais segurança”. Esse tema refletiu a visão do CHVC de promover um ambiente onde a segurança do paciente seja a principal prioridade. A ação foi voltada para a equipe multiprofissional do Complexo, profissionais de saúde e gestores hospitalares, estendendo também para todos os servidores, para discutir e promover práticas avançadas em segurança do paciente.
A abertura do Seminário contou com uma fala da Enfermeira especialista em qualidade de segurança Milena Rebouças, presidente e coordenadora do NSP. Ela salientou que a segurança do paciente é uma preocupação central em qualquer instituição de saúde comprometida. Além disso, o tema não é apenas uma responsabilidade dos profissionais de saúde: é um compromisso de toda a comunidade da área, e isso inclui os pacientes e suas famílias.
As competências do NSP – como promover ações para gestão de risco, identificar e avaliar não-conformidades, elaborar, implementar e manter atualizado o plano de segurança do paciente, entre outras atividades – foram trazidas à discussão por Fernanda Couto Gomes, Enfermeira também especialista em qualidade de segurança e coordenadora do Núcleo.
A ação contou ainda com a participação virtual da Coordenadora do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente, Lúcia Pereira de Oliveira, que trouxe à discussão tópicos sobre a rotina e ações do núcleo em relação ao Estado.
O evento proporcionou um ambiente para a troca de ideias e experiências entre os participantes. A palestrante Ithyany de Santana, Doutora em Enfermagem e Coordenadora da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente, compartilhou aprendizados valiosos sobre os desafios enfrentados na busca por cuidados de saúde mais seguros e estratégias eficazes para superá-los. Foram discutidos tópicos como a padronização de protocolos clínicos, a importância da comunicação interprofissional e a participação ativa dos pacientes.
O CHVC demonstrou, mais uma vez, seu papel de liderança na promoção da segurança do paciente e no aprimoramento contínuo dos cuidados de saúde na região. Este seminário foi apenas o primeiro passo em uma jornada que visa transformar positivamente a prestação de cuidados de saúde em Vitória da Conquista e toda a região assistida pelo Complexo.
Ascom do Hospital de Vitória da Conquista