Conquista: Prefeitura anuncia ampliação na infraestrutura de lazer do Parque Lagoa das Bateias
O Parque Municipal Lagoa das Bateias se transformou, nesta quinta-feira (9), não apenas no palco oficial da programação festiva pelos 183 anos de emancipação política de Vitória da Conquista, mas também num dos principais assuntos da coletiva de imprensa concedida pela prefeita Sheila Lemos durante o evento, quando foi apresentado por ela, o projeto de requalificação do espaço.
A próxima fase da reurbanização, segundo a gestora, será executada, em parceria com a VCA Construtora, que ficará responsável pela reforma e projeto de infraestrutura do local. “A primeira etapa vocês já viram aí, agora vem a segunda, que terá início no começo de 2024, com valor estimado em R$ 3 milhões, só na segunda etapa”, disse a prefeita.
O serviço será executado com recursos próprios do Município, como tem ocorrido na primeira fase, e terá início com a conclusão da limpeza do espelho d’água no entorno do Museu de História Natural localizado no Parque. Com isso, as máquinas, que hoje atuam na limpeza do local, serão realocadas para uma nova posição e a requalificação da infraestrutura do local começará.
Por meio desta intervenção, a infraestrutura de lazer do Parque será ampliada. Durante a coletiva, Sheila descreveu o projeto e destacou alguns dos equipamentos que estarão à disposição da comunidade, a exemplo da vila esportiva, quadras de grama e areia, quadra poliesportiva, espaços família, kid, e pet, academia ao ar livre, redários, vila gastronômica formada por quiosques e restaurantes que vão contar também com coreto, além de área contemplativa, revitalização da ciclovia, das calçadas e da iluminação pública.
“Esse é um dos maiores investimentos ecológicos e de lazer de Vitória da Conquista e do nosso governo, uma antiga reivindicação da comunidade conquistense, não somente de quem mora no entorno da lagoa e na zona oeste, mas de toda a cidade. Essa é uma obra da Prefeitura, uma obra de Vitória da Conquista e de todos nós conquistenses”, ressaltou a prefeita.
Desde o primeiro trimestre do ano, quando os trabalhos de revitalização do espaço iniciaram, de forma ininterrupta, com a retirada dos resíduos orgânicos da lagoa e de entulho, a Prefeitura já avançou o equivalente a aproximadamente 50% da área total de 503 mil metros quadrados da lagoa. Para se ter ideia, já foram retiradas mais de 10 mil toneladas de material orgânico do local.
Todo esse trabalho deixou novamente à mostra boa parte do leito da lagoa, que há anos não era vista pelos moradores, dado o abandono da área, o que fez com que aumentasse a presença dos praticantes de atividades físicas, como a caminhada, e de moradores de todo o município para admirar a beleza natural do local ou passear em família.
Secom PMVC