Conquista: Defesa Civil atende ocorrências e equipes trabalham de forma integrada para reparar os danos das chuvas
A Prefeitura de Vitória da Conquista continua o trabalho de monitoramento e reparo dos danos provocados pelas chuvas em todo o município. Até às 9h30 deste sábado (27), foi registrada uma média de 49,41 milímetros de precipitação, em um período de 24 horas; sendo que 40,11 milímetros foi a média apenas das últimas 12 horas. Até este momento, a Defesa Civil contabiliza 26 ocorrências em residências, e conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) para atender a todos os chamados.
De ontem para hoje, atendeu ocorrências de alagamentos na zona urbana e rural. No povoado de Itaipu, distrito de José Gonçalves, o órgão vistoriou uma casa em que a estrutura interna cedeu parcialmente. Foram constatadas rachaduras, indicando risco de desabamento. No momento da vistoria, o órgão constatou ainda que as rachaduras dessa casa também afetaram o imóvel vizinho, e as duas residências foram condenadas e interditadas.
As duas famílias que ocupavam os respectivos imóveis foram retiradas dos locais e abrigadas em outra residência. No início desta manhã, uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) se dirigiu ao local para prestar o atendimento necessário às famílias desalojadas.
Ainda em Itaipu, a Defesa Civil resgatou sete filhotes de cães, que estavam desabrigados. Os animais foram encaminhados para o Centro de Atenção à Saúde Animal (Casa), onde estão recebendo cuidados veterinários, e em seguida serão encaminhados para a adoção responsável.
Já no povoado de Saguim, distrito de Pradoso, o órgão não conseguiu atender ao chamado devido às condições das estradas, também afetadas pelas fortes chuvas. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR) foi acionada e irá enviar os maquinários necessários para a recuperação dos trechos comprometidos, para a Defesa Civil retornar ao local.
No bairro Jurema, foram identificados riscos em uma residência, mas o morador se recusou a deixar a casa, passando a ocupar um quarto aos fundos. A Semdes também foi acionada para prestar atendimento. Já no bairro Recreio, um imóvel – que já estava desocupado – veio a desabar.
Bairros mais afetados
Desde o início da manhã deste sábado, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) está monitorando os pontos mais atingidos pelas chuvas desta madrugada, a exemplo do Bateias II, Panorama, Nenzinha Santos, Pradoso e Lagoa das Flores. As equipes estão avaliando os danos provocados nas vias para as ações de reparo, além de informar à Defesa Civil a situação de possíveis riscos nos imóveis.
No Nenzinha Santos, foi identificada uma erosão próximo a um poste, o que causou a interrupção do fornecimento de energia elétrica em algumas residências das proximidades. A Coelba já foi notificada e enviará uma equipe para fazer os reparos. Equipes da Seinfra, do Deserg, da Coelba e da Embasa também estão no Bateias II, onde também há riscos de falta de energia devido à erosão. A atenção está voltada ainda ao bairro Vila América, onde uma rede de esgoto da Embasa rompeu, provocando uma erosão na via. O local já foi interditado, e o órgão foi notificado para tomar as medidas cabíveis.
Também no início deste sábado, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) já estavam a postos efetuando a limpeza de vias, retirada de terra, capina, roçagem e limpeza das grades fluviais. Foram atendidos os bairros Brasil, Recreio, Alegria, Urbis IV, V e VI, avenidas Integração e Olívia Flores, além da área lateral do Restaurante Popular.
Enquanto isso, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) está na Urbis V e no povoado de São João das Vitórias (Batuque), fazendo a poda de galhos de árvores que foram afetadas pelas chuvas.
Barragem da Fazenda Beija-Flor
A prefeita Sheila Lemos manifestou a sua preocupação com o nível da água da barragem da Fazenda Beija-Flor, localizada na BA-263, próximo à região do Capinal. A Defesa Civil foi até o local e constatou que a água já estava cobrindo a tapagem. O Município pediu apoio à Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), à Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento e à Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), que se comprometeram a enviar uma equipe para avaliar as medidas necessárias.
Alerta laranja até domingo (28)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou até este domingo (28) o alerta laranja de chuvas intensas com ventos fortes em Vitória da Conquista. O órgão alerta a população para não se abrigar debaixo de árvores durante os temporais, não estacionar carros próximo a placas de propaganda e, se possível, desligar os aparelhos elétricos.
A Defesa Civil de Vitória da Conquista atende 24 horas por dia, pelo telefone 199 ou pelo WhatsApp: (77) 8856-5070.
Secom PMVC