Conquista

Conquista: Especialista explica baixas temperaturas e avisa que frio vai continuar

Nos últimos dias, Vitória da Conquista está fazendo jus à fama de ser a “Suíça Baiana”, registrando temperaturas cada vez mais baixas neste inverno, a exemplo da madrugada de hoje (24), quando os termômetros chegaram a 6,5 graus. E o frio deve continuar.

O site Notícias VCA conversou com o professor de Climatologia da Estação de Meteorologia da Uesb, Rosalve Lucas, que explicou. “Tivemos um evento extremo (El Ñino) em 2023 de grande intensidade e curta duração, trazendo consigo picos de elevação de temperaturas. Geralmente, esses eventos retiram a água do ambiente (solo e superfícies líquidas), o que contribui para a redução da umidade natural. Nestes últimos meses, o El Ñino provocou um represamento das massas de ar polares (fria e seca) que foram ‘liberadas’ recentemente (desde o final de maio) e puderam percorrer a sua trajetória, trazendo frio e chuvas por onde passaram. No caso, chuvas no litoral e frio nas áreas interiores e de altitude, como, por exemplo, aqui em Conquista”, disse.

O professor completou ainda que Conquista está em uma região de altitude e baixa umidade natural, somando ainda com a redução da umidade causada pelo El Ñino, que já está de saída, e a proximidade de mais um evento extremo oposto, o La Ñina, que traz baixas temperaturas.

“Estamos sentindo esse frio além do normal e ligeiramente tardio: frio seco potencializado, sendo o período mais crítico (mais frio) desde a segunda quinzena de julho que se estende até o final de agosto, com breves períodos de sol, principalmente das 09h às 16h, com baixa pluviosidade e umidade relativa do ar”, explicou

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Isso vai fechar em 0 segundos

Fechar
Fechar