Conquista: Governo Municipal presta atendimento a moradores de casas alagadas pelas chuvas em Dantelândia
Equipes da Prefeitura de Vitória da Conquista se dirigiram, na noite de quarta-feira (13), à sede do distrito de Dantelândia para verificar a ocorrência de alagamentos e danos ocorridos em residências, devido às chuvas com precipitação maior que 30 milímetros na estação em Inhobim, a aproximadamente 30 km de distância.
A Defesa Civil verificou que cinco casas na Rua Principal foram alagadas por conta da obstrução de bueiros. Duas famílias estão desalojadas e, ainda ontem, receberam a visita da equipe de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).
Segundo a coordenadora municipal de Defesa Civil, Rosa Freitas, os responsáveis por acionar a Defesa Civil do Município e dar as primeiras orientações às famílias afetadas foram os representantes do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) do distrito de Dantelândia. “O pessoal do Núcleo da Defesa Civil de lá entrou em contato com a gente e deu as primeiras orientações, como pedir ao pessoal para sair da casa e ir para a casa do vizinho ou de um parente até a nossa chegada”, relatou.
Uma viatura da Guarda Municipal prestou apoio ao trabalho da Defesa Civil e da Semdes. Representantes da Subprefeitura de Inhobim, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), também monitoraram a situação das vias e hoje realizam serviços de manutenção no local.
O monitoramento das áreas de risco e as ações necessárias para minimizar o efeito das chuvas continuam sendo feitas pelas equipes da Prefeitura na cidade e na zona rural.
A população ainda precisa se manter em alerta, porque o município está em alerta amarelo desde às 10h de ontem, como informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por isso, as orientações são: não se abrigar debaixo de árvores, já que há leve risco de queda de galhos e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
É recomendado também evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de necessidade, a população deve acionar a Defesa Civil, por meio do número 199, ou pelo WhatsApp (77) 8856-5070. O órgão funciona em regime de plantão, durante 24 horas.
Secom PMVC