
A implantação do binário entre as avenidas Frei Benjamin e Paramirim, no bairro Patagônia, já foi concluída. A intervenção foi feita com o objetivo de melhorar o fluxo do trânsito e garantir mais segurança aos motoristas e pedestres que transitam pela região.
A partir de agora, no sentido leste-oeste, a Rua São Borja passa a ser uma via de mão única e, no sentido oeste-leste, a via de mão única é a Caxias do Sul. As avenidas transversais (Paramirim, Serrinha, Caetité e Guanabi) se tornaram secundárias. Ou seja, quem vem dessas vias precisa parar para dar preferência a quem está na Caxias do Sul e São Borja.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) fez os estudos para as modificações e realizou as intervenções, incluindo sinalização horizontal e vertical indicando parada obrigatória e conversão proibida.
Até o dia 21, agentes do Simtrans estarão presentes no local monitorando o trânsito e realizando um trabalho educativo para que tanto os condutores quanto os pedestres estejam cientes das alterações.
O agente de trânsito, Carlos Clayton, destacou a importância do período de instrução realizado pelo Simtrans para a adaptação de quem transita pelas vias. “Quando uma via se torna sentido único, no primeiro momento a população tem dificuldade. O motorista, principalmente, se irrita, pensa que vai ter que dar uma volta. Mas depois que ele percebe que isso facilita o fluxo do trânsito, que ganha tempo, não fica mais preso em congestionamento. Aí ele começa a entender e valorizar a mudança”.
Dono de uma lanchonete na Rua Caxias do Sul, Lucas Bonfim aprovou a mudança. “Melhorou bastante a via aqui. Como foi recente, ainda nem todo mundo prestou atenção na sinalização. Acho que foi uma ótima decisão que a Prefeitura tomou com o bairro, de tornar aqui um binário. Mais segurança, melhora o fluxo de carros. Aqui é um bairro que muitas crianças circulam, então ficou mais seguro”.
Secom PMVC