
Uma ação da Coordenação Municipal de Vigilância Sanitária realizada nesta quinta-feira (2) resultou na autuação de mais uma fábrica clandestina de temperos, localizada na Avenida Pará, bairro Ibirapuera. A fiscalização segue em todo o município, a fim de identificar outros locais que funcionam em condições inadequadas. Somente ontem (1º), a Visa incinerou 650 kg de produtos apreendidos em outras fábricas de temperos.
Na fábrica da Avenida Pará, os fiscais encontraram uma grande quantidade de produção de corante alimentício utilizado em larga escala em estabelecimentos comerciais, muitas vezes vendido a granel ou em pacotes sem identificação para o consumidor final.
Entre os insumos utilizados para a fabricação do corante estavam milho, óleo de cozinha e urucum, manipulados em ambiente insalubre, onde foram identificados dejetos de insetos, excrementos de ratos e grande quantidade de lixo acumulado.
Somente nesta operação, os fiscais recolheram 300 quilos de tempero e lacraram o maquinário utilizado na fabricação clandestina. O proprietário, presente no momento da inspeção, foi notificado. Todo o material recolhido será destinado ao aterro sanitário ainda nesta tarde.
O coordenador da Vigilância Sanitária, Maico Mares, ressaltou a gravidade da situação e reforçou o alerta à população. “Nosso compromisso é mitigar todo o problema de saúde relacionado à falta de segurança. Peço que redobrem a atenção e, se for comprar produtos a granel ou fracionados, peçam a qualificação, procurem saber a origem e qual empresa é responsável pela produção”, destacou Maico.
Ainda segundo Maico, o problema de produtos contaminados e de procedência duvidosa tem se tornado cada vez mais recorrente no país. “A gente faz esse apelo e a Vigilância continuará comprometida em buscar qualidade e segurança alimentar para a população de Vitória da Conquista”, acrescentou.
Reincidência de casos na cidade
A fiscalização desta quinta-feira não é um caso isolado. Na última sexta-feira (26), a Vigilância já havia apreendido alimentos produzidos em outras fábricas clandestinas de temperos em bairros da cidade. Nessas ações, foram encontradas estruturas em desacordo com as normas sanitárias e condições de insalubridade graves, configurando diversas infrações.
Somando as apreensões de hoje e da semana passada, já são mais de 1,6 tonelada de produtos irregulares retirados de circulação em Vitória da Conquista.
Secom PMVC