
O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), cumpriu nesta quinta-feira, 16, dois mandados de busca e apreensão na cidade de Vitória da Conquista, como parte da Operação Expansionista, deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul.
Com apoio da Polícia Militar, por meio da Rondesp Sudoeste, a ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de capitais oriundos do tráfico de drogas e armas, com ramificações em diversos estados do país.
Ao todo, foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão, com sete imóveis e 14 veículos sequestrados, além do bloqueio de 35 contas bancárias, indisponibilidade de R$ 452 milhões e apreensão de R$ 25.780,00 em espécie, além de documentos e equipamentos eletrônicos. Os alvos da operação incluem pessoas físicas e jurídicas apontadas como integrantes de uma rede de movimentação financeira voltada a ocultar recursos ilícitos de facção considerada a maior do Rio Grande do Sul.
Na Bahia, os mandados foram executados em endereços ligados a investigados que residem em Vitória da Conquista, identificados como responsáveis por empresas utilizadas para dissimular valores obtidos com atividades criminosas.