
A Operação Xeque-Mate foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (4) pela Polícia Civil da Bahia, em ação integrada com a Polícia Militar, com foco na investigação e repressão aos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de capitais, diretamente relacionados a homicídios ocorridos no município de Jequié ao longo de 2025.
Durante a ofensiva, foram cumpridos mandados de busca domiciliar e de prisão preventiva expedidos pelo Poder Judiciário local. Quatro investigados foram presos, quatro adolescentes apreendidos e outros sete mandados de prisão foram cumpridos no Conjunto Penal de Jequié, totalizando 15 pessoas alcançadas pela operação.
Entre os alvos estão suspeitos de receber, ocultar e distribuir valores e bens oriundos da organização criminosa, além de integrantes responsáveis pelo transporte, armazenamento e distribuição de drogas e armas na região do Médio Rio de Contas.
As diligências foram realizadas nos bairros Baixa do Bonfim, Cansanção, São Judas, Joaquim Romão, Caixa d’Água e Campo do América. Durante a ação, foram apreendidas quatro motocicletas, aparelhos celulares utilizados na prática de atividades criminosas, além de documentos e porções de drogas. Todo o material será analisado para subsidiar o aprofundamento das investigações.
A ação foi coordenada pelo Núcleo de Homicídios de Jequié, com apoio da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié), e contou com equipes da Polícia Militar. As apurações seguem em andamento com o objetivo de identificar e responsabilizar outros envolvidos.
Ascom SSP








