
Passageiros do navio Costa Diadema, que está no Porto de Salvador, estão impedidos de desembarcar na cidade por causa de um surto de Covid-19 dentro da embarcação. A informação foi divulgada pelo secretário de Saúde do município, Léo Prates.
Por meio de um áudio enviado à imprensa, o secretário informou que já são 56 notificações de pessoas diagnosticadas com a doença dentro do navio.
“Nós estamos cada vez mais recebendo mais notificações de pacientes com Covid-19 dentro do navio que está para aportar em Salvador. Já são 56 e por isso nós estamos bloqueando neste momento, junto com o governo do estado e com a Sesab [Secretaria de Saúde do Estado], nós estamos bloqueando a descida desses passageiros por conta da alta contaminação deste navio até nós termos toda a segurança. Nós vamos bloquear, do ponto de vista sanitário, o desembarque desses passageiros até que tenhamos total segurança”, disse Léo Prates.
O navio aportou em Salvador às 8h. Ele veio da cidade de Santos (SP) e teria como próxima parada a cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. Cerca de 4 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, estão no navio. A Sesab, SMS e Anvisa acompanham a situação.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que acompanha a situação de casos da Covid-19 no navio atracado no porto de Salvador. Equipes da Vigilância Sanitária, em conjunto com o Estado, bloquearam o desembarque dos passageiros e têm adotado medidas de segurança de acordo com os protocolos sanitários.
Até o momento foram contabilizados 56 diagnósticos positivos. A porta voz da Diretoria de Vigilância à Saúde do Município, Andréa Salvador, encontra-se no local para alinhamento das medidas e ao final da inspeção atenderá a imprensa.
Com informações do G1