
O Parque de Exposições Teopompo de Almeida está recebendo os ajustes finais para a realização do Arraiá da Conquista 2025, que acontece entre 20 e 24 de junho, e será o maior São João da história de Vitória da Conquista. Entre as novidades deste ano, estão um piso especial na pista, um espaço destinado a crianças e pessoas com deficiência, além de ônibus gratuito saindo do Espaço Cultural Glauber Rocha, na Zona Oeste, até o Parque de Exposições.
Com uma estrutura moderna para oferecer conforto e segurança, entrada gratuita e grandes nomes da música nacional e local — como João Gomes, Mastruz com Leite e Edigar Mão Branca —, são esperadas 40 mil pessoas por noite numa festa que promete se estabelecer entre as maiores da Bahia.
A prefeita Sheila Lemos visitou as instalações na tarde desta segunda-feira (16), para acompanhar de perto a organização do Arraiá da Conquista e convidou a população para aproveitar Arraiá da Conquista. “Vim para uma visita técnica no Parque de Exposições para acompanhar de perto os trabalhos de montagem do Arraiá da Conquista 2025, o maior arraiá da nossa história. E tá ficando tudo lindo! Uma grande novidade será o Arraiá da Inclusão, um espaço especial, com mirante de frente para o palco, para crianças com autismo e PcD. E para quem estiver próximo ao Centro Cultural Glauber Rocha, teremos ônibus gratuito saindo e voltando durante toda a festa, a partir das 18h. Então se prepara aí que começa sexta-feira, dia 20, com portões abertos a partir das 18h. E vai ter João Gomes, Geraldo Cardoso, Heitor Costa e Erlan Forrozão!”, reforçou a prefeita.
Serão 200 toneladas de equipamentos para toda a estrutura do parque, que além do palco principal terá uma Vila Junina com venda de comidas típicas e um palco próprio, uma feira de artesanato com os empreendedores que fazem parte do grupo de Economia Solidária, além de uma área com brinquedos para as crianças.
Assessor Especial de Cultura, Alecxandre Magno destaca a expectativa de todos — organizadores, artistas e público —, para um evento que vai inaugurar uma tradição de São João forte em Vitória da Conquista. “É a reta final, a contagem regressiva. A gente fica ansioso para que todo o planejamento seja bem executado, mas tudo está caminhando muito bem. Estamos nessa expectativa boa, temos certeza que este ano, Vitória da Conquista será exemplo de como fazer um São João, uma festa tão marcante na nossa região”.
O palco onde as grandes atrações vão se apresentar já está recebendo painéis temáticos e outros itens de cenografia. A estrutura, de 18m x 12m, está localizada na arena do Parque, e contará com uma house mix para as operações de sonorização, iluminação e outros elementos que compõem os shows. A pista contará com o piso Easyfloor, que oferece mais segurança e conforto para as pessoas dançarem o forró sem medo. Serão mais de 80 banheiros femininos, equipados com vaso sanitário, além de banheiros químicos para os homens.
Uma novidade deste ano, a estrutura do camarote também está em reta final de instalação. Realizado em parceria com a Salvador Produções, os camarotes são uma opção a mais para quem vai curtir o Arraiá da Conquista.
Com previsão de temperaturas mínimas na casa dos 13º, os conquistenses e os visitantes terão uma fartura de opções para se esquentarem, seja com o forró tradicional e outros ritmos das atrações, seja com comidas e bebidas típicas do período junino, como canjica, quentão, amendoim cozido e muito mais.
Serão 69 pontos para comercialização de bebidas e alimentos, entre barracas, carrinhos e foodtrucks/trailers. A Vila Junina terá um palco próprio, igrejinha e casinhas feitas de barro e taipa, em que representantes de associações da cidade venderão comidas típicas para arrecadarem fundos.
Programação
No dia 20 de junho, sexta-feira, a festa dá a largada com Marquinhos Café, Erlan Forrozão, Heitor Costa, Geraldo Cardoso e encerra com o fenômeno do piseiro João Gomes.
No dia 21, sobem ao palco principal Ito Moreno, Trio da Huana, Mastruz com Leite, Lauana Prado e Liv Moraes. Já no domingo (22), o festejo junino no palco principal fica por conta de Rege de Anagé, Kart Love, Rony Barbosa, Forró Temperado e Tiago Aquino.
Na segunda-feira (23), véspera de São João, se apresentarão Jobim Araújo, Jô Almeida, Túlio Milionário, Larissa Gomes e Marcinho Sensação. No dia 24, feriado de São João e último dia de Arraiá, a animação será comandada por Beijo Apimentado, Robertinha, Mestrinho, Kevy Jonny e Mão Branca.
Forró em toda cidade
Os festejos juninos tiveram início na última sexta-feira (13), com a tradicional abertura na praça Nove de Novembro, no Centro da cidade, que recebe atrações da cena local até o dia 18. Nos dias 23 e 24 de junho, todos os 11 distritos também contarão com apresentações para garantir o tradicional arrasta-pé.
Secom PMVC