BANNER_VACINA-DA-GRIPE_728x90px

unimed


carcará
ConquistaSaúde

Conquista: Secretaria de Saúde alerta população para risco de bebidas alcoólicas adulteradas

Diante do momento de alerta sobre a adulteração de bebidas alcoólicas em todo o país, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, por meio das vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Nutricional, promoveu uma reunião de alinhamento na tarde desta sexta-feira (3), para adoção das medidas orientadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde da Bahia, com base nas notas técnicas.

Além de se manter em alerta, a SMS orienta consumidores e estabelecimentos a redobrarem os cuidados ao adquirir e consumir esse tipo de produto. O objetivo é prevenir riscos à saúde causados por mercadorias falsificadas ou adulteradas.

Bares, restaurantes e distribuidoras de bebidas devem se atentar a alguns cuidados no momento da compra e do recebimento. É importante priorizar fornecedores idôneos e distribuidores que estejam legalizados e reconhecidos. Os comerciantes devem exigir e arquivar a nota fiscal, além de desconfiar de preços muito abaixo dos valores de mercado. Ofertas com custos muito baixos podem ser indício de falsificação.

Outro procedimento necessário é conferir a documentação – por exemplo, a chave de 44 dígitos que consta da nota fiscal. Deve-se também analisar com atenção os rótulos, selos e lacres de segurança do produto. No recebimento da mercadoria, recomenda-se que seja feita uma dupla checagem durante a entrega, sempre com duas pessoas presentes. Outra orientação: registre os dados do fornecedor e da nota fiscal. Ao fazer o controle do estoque, é recomendável restringir e monitorar o acesso de colaboradores aos produtos, a fim de evitar manipulações indevidas.

Os comerciantes também devem estar atentos a alguns sinais de adulteração: lacres tortos ou violados, erros de grafia nos rótulos, embalagens danificadas, diferenças na cor ou aparência do líquido e divergências nos lotes.

Orientações para os consumidores:

Ao adquirir bebidas alcoólicas, o consumidor deve comprar apenas em locais confiáveis. É preciso dar preferência a estabelecimentos comerciais com boa reputação e produtos com selo fiscal e rótulo visível.

Deve-se evitar bebidas de aparência duvidosa. Não consumir, por exemplo, bebidas com micropartículas, sujeiras, lacres tortos ou sem identificação clara.

Em caso de consumo de produtos adulterados, surgem os sintomas de intoxicação. A pessoa deve procurar atendimento médico imediato, caso sinta náuseas, dor de cabeça intensa, visão turva, tontura ou mal-estar.

Além de procurar atendimento médico urgente, o consumidor deve informar ao profissional de saúde que houve consumo de bebida alcoólica com suspeita de adulteração. É importante especificar o tipo da bebida e o local onde foi comprada.

O profissional de saúde deverá, obrigatoriamente, notificar a suspeita à Vigilância Sanitária e à Vigilância Epidemiológica, que dará prosseguimento à investigação do caso.

Em caso de dúvidas ou denúncias, entre em contato com a Vigilância Sanitária de Vitória da Conquista pelo telefone (77) 3229-3044. A sua colaboração é fundamental para garantir a segurança de todos.

Secom PMVC

Notícias VCA

O VCA Notícias é um portal de notícias independente, dedicado a informar com responsabilidade, agilidade e precisão a população de Vitória da Conquista e de todo o estado da Bahia. Nosso compromisso é com a verdade, a imparcialidade e o interesse público. Reconhecido por sua credibilidade e presença regional, o VCA Notícias atua como uma ponte entre os fatos e a comunidade, destacando os acontecimentos mais relevantes da política, economia, segurança, saúde, cultura, esportes e cotidiano. Com uma equipe comprometida com o jornalismo sério e ético, buscamos levar ao leitor as notícias mais importantes e recentes, contribuindo para uma sociedade mais bem informada, crítica e participativa. Seja você também parte dessa missão. Acompanhe, compartilhe e fortaleça o jornalismo local com o VCA Notícias — Seu portal de Notícias de Vitória da Conquista e de toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo