O Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista disponibilizou, nesta sexta-feira (24), um ventilador mecânico – conhecido, popularmente, como respirador – ao Hospital Unimec. O equipamento é um dos mais procurados em todo o mundo, por ser utilizado no tratamento de casos graves da Covid-19.
Segundo o professor do curso de fisioterapia da unidade, Danilo Rocha, o respirador “tem o objetivo de ofertar níveis de oxigênio superiores àqueles níveis que tradicionalmente nós conseguiríamos com dispositivos não invasivos”. Numa linguagem simples, o professor explica que o equipamento regula o sistema respiratório, substituindo a dinâmica que o organismo realiza quando saudável: “Ele vai fazer com que as pessoas consigam respirar, enquanto se restabelecem da infecção pela Covid-19”.
O equipamento faz parte da estrutura que a UniFTC oferece aos estudantes, por meio do Laboratório de Cardiopneumologia e Fisioterapia aplicada à UTI. O coordenador do curso de Fisioterapia, Vinícius de Moraes, contou que a direção do Hospital Unimec, ciente da aparelhagem que o Centro Universitário possui, propôs o empréstimo do ventilador com o objetivo de dispor de mais leitos de atendimento. A solicitação foi apresentada ao reitor Aureliano Tavares, que, prontamente, se colocou à disposição. Além do respirador, um monitor multiparamétrico, que colabora na avaliação clínica dos pacientes, também foi cedido.
“Como estamos num ambiente remoto de aprendizagem neste momento e o laboratório em subutilização, nada mais justo do que emprestarmos esses aparelhos para o Unimec”, ressalta o coordenador, representante da unidade na visita de entrega. Vinícius acrescenta ainda que “para nós, aqui da UniFTC Vitória da Conquista, é um prazer e um ato de humanidade poder estar colaborando neste cenário”.
O Hospital Unimec, fundado em 1976, é referência em assistência humanizada e têm convênio com o SUS, acolhendo a população em geral. “É um impacto fantástico porque nos capacita a prestar o atendimento, soma a nosso acervo! A gente já tem uma estrutura, mas ficamos melhor amparados”, diz o Gestor do Hospital, Alcides Santana, ao receber os aparelhos. Alcides também parabenizou e agradeceu a atitude do Centro Universitário: “É um gesto de solidariedade, de cidadania, de responsabilidade social da UniFTC, que contribui muito para a sociedade conquistense, sobretudo aos mais carentes”.
Ascom UniFTC