Alerta máximo: Conquista registra 71 casos de dengue
De janeiro até agora foram notificados 679 casos suspeitos de dengue
Vitória da Conquista está em alerta máximo para a dengue. Segundo a secretaria de saúde, de janeiro até agora o município já notificou 679 casos suspeitos, sendo 71 confirmados.
O Ministério da Saúde tolera um índice de infestação de até 1%. Conquista está com 6.6, de acordo com o último Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa).
Esses números chamam a atenção, principalmente se compararmos com o mesmo período do ano passado, que registrou 63 notificações, com 6 casos confirmados.
Segundo o coordenador do Programa de Controle de Endemias, Eliezer Silveira, esse aumento era esperado porque a população ainda não havia tido contato com esse vírus que está circulando.
“Já estava sinalizado que no Nordeste e nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, teriam um aumento significativo de ocorrência de notificações de Dengue, Zika e Chikungunya neste ano, por conta do vírus que está circulando nessas regiões que é o tipo 2. Por isso, a possibilidade de disseminar na população é muito grande”, explicou à Secom.
Por isso, a população também deve fazer a sua parte e não deixar a água parada. Os agentes de endemias estão nos bairros com ações educativas e de orientações aos moradores.