ConquistaMeio Ambiente

Secretaria do Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros combatem dois incêndios em Vitória da Conquista

O setor de brigada de incêndios da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o Corpo de Bombeiros foram acionados na tarde desta quarta-feira (14) para atender duas ocorrências em áreas de preservação ambiental do município. Ambos os trechos atingidos pelo fogo estão situados em perímetro urbano.

Os incêndios foram registrados às margens das Rodovias BA 262 e BR 116, respectivamente, nas proximidades do aterro sanitário e nas imediações do Atacadão, onde pôde ser observada uma fumaça escura e espessa decorrente da queima das “taboas” – planta comum em terrenos alagados.

Entre os meses de março e abril deste ano, a brigada da Semma já atuou no combate a outras queimadas ocorridas na Lagoa das Bateias (onde também há predominância de taboas), Morada dos Pássaros e nos bairros Boa Vista e Guarani.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, as constantes queimadas irregulares em terrenos baldios, associadas ao período de estiagem, tornam a atmosfera ainda mais seca potencializando incêndios em áreas maiores. “Temos registrado enormes danos ao meio ambiente e à saúde da população por conta das queimadas em Vitória da Conquista. Ressaltamos que atear fogo na vegetação é crime, com previsão de pena de reclusão, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais”, adverte.

A secretária ressalta que quem faz uso de fogo sem licença, mesmo em terreno particular, poderá sofrer multa administrativa e ser chamado a reparar os danos causados, além de responder a processos criminais. Para comunicar focos de incêndio, a população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do 193, ou com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone: 77 3429-7900.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar