SESAB - Combate a Dengue

banner-site-estado728x90


unimed

carcará

Conquista

Conquista: Embasa flagra ligações clandestinas em condomínio de alto padrão

Uma operação da Embasa flagrou 19 ligações clandestinas em imóveis de Vitória da Conquista que estavam sendo construídos em um condomínio de alto padrão localizado às margens da rodovia BA-265 que liga ao município de Barra do Choça.

A ação ocorrida na última semana faz parte do calendário de visitas e inspeções que a Embasa promove em condomínios com o objetivo de combater as ligações clandestinas popularmente conhecidas como “gatos”.

A supervisão comercial da Embasa de Vitória da Conquista prevê a recuperação de 204 mil litros de água tratada consumida por imóvel com média de consumo de 17 metros cúbicos, o que representa um volume de quase quatro milhões de litros no período de um ano. Após a identificação dos proprietários, a Embasa aplicará cobrança individual retroativa a 12 meses no valor de R$2.458,20 referente a consumo, multa e ressarcimento de custos. O volume daria para abastecer 646 casas com consumo mínimo de seis metros cúbicos durante um mês.

Em 2022 a Embasa já havia identificado e retirado outras 32 ligações clandestinas em condomínios situados na mesma região, recuperando cerca de cinco milhões de litros de água.

Prejuízos – Além das perdas físicas e financeiras e do risco de contaminação da água devido à manipulação indevida das tubulações da rede distribuidora, o furto de água prejudica o abastecimento de quem paga em dia a conta, já que o volume de água projetado pela Embasa para abastecimento destina-se aos imóveis com ligações devidamente cadastradas na empresa e cujo consumo pode ser medido.

A prática de furto de água é qualificada como crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos, além de multa. Ligações clandestinas de água devem ser denunciadas pela população pelo telefone 0800 0555 195.

Ascom Embasa

Notícias VCA

O VCA Notícias é um portal de notícias independente, dedicado a informar com responsabilidade, agilidade e precisão a população de Vitória da Conquista e de todo o estado da Bahia. Nosso compromisso é com a verdade, a imparcialidade e o interesse público. Reconhecido por sua credibilidade e presença regional, o VCA Notícias atua como uma ponte entre os fatos e a comunidade, destacando os acontecimentos mais relevantes da política, economia, segurança, saúde, cultura, esportes e cotidiano. Com uma equipe comprometida com o jornalismo sério e ético, buscamos levar ao leitor as notícias mais importantes e recentes, contribuindo para uma sociedade mais bem informada, crítica e participativa. Seja você também parte dessa missão. Acompanhe, compartilhe e fortaleça o jornalismo local com o VCA Notícias — Seu portal de Notícias de Vitória da Conquista e de toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo